Curso: Investigações Corporativas e Compliance | Fundamentos e Metodologia Essencial

CURSO: INVESTIGAÇÕES CORPORATIVAS E COMPLIANCE | FUNDAMENTOS E METODOLOGIA ESSENCIAL

Data: 11 de setembro a 23 de outubro de 2017

Local: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50 - 19.º andar

 

Setembro 2017

D

S

T

Q

Q

S

S

 

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

7 setembro: Independência do Brasil

Outubro 2017

D

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

 

 

 

As investigações corporativas ganharam importância em empresas de todos setores nos últimos anos para prevenir e administrar diversas situações de crise. Isso gerou grande demanda por profissionais com conhecimentos nessa área, pois mesmo as mais simples investigações possuem implicações legais complexas e demandam conhecimento técnico específico.

 

Contando com professores com profunda experiência prática, que têm conduzido as maiores investigações corporativas do Brasil, o curso “INVESTIGAÇÕES CORPORATIVAS E COMPLIANCE” do IBRAC abordará os fundamentos, etapas, metodologia e aplicações dos diversos tipos de investigações corporativas, para fornecer a seus participantes ferramentas para participar de projetos dessa natureza.

Coordenadores: Maria Eugenia Novis | Machado Meyer Advogados e Ricardo Gaillard  | Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
Realização: IBRAC

AULA 01 | 11.09.2017

INVESTIGAÇÕES CORPORATIVAS: FUNDAMENTOS LEGAIS E ASPECTOS JURÍDICOS

Professores:

Rodrigo de Grandis |MPF / SP

Thiago Jabor | Mattos Filho Advogados

 

AULA 02| 18 09.2017

TIPOS E APLICAÇÕES DE INVESTIGAÇÕES CORPORATIVAS

Professores:

Bruno Maeda | Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados

Fabyola Emilin Rodrigues | Demarest Advogados

 

AULA 03 | 25 09.2017

AS INVESTIGAÇÕES CORPORATIVAS NO CONTEXTO DA LEI FEDERAL 12.846/2013 E DO DECRETO FEDERAL 8.420/2015

Professor:

Raphael Soré (Machado Meyer)

 

AULA 04 | 02.10.2017

COMO INVESTIGAR? ASPECTOS PRÁTICOS

Professores:

Rafael Mendes Gomes | Chediak Advogados

Juliana Sá de Miranda | Campos Mello Advogados

 

AULA 05 | 09.10.2017

METODOLOGIA INVESTIGATIVA

Professores:

Ricardo Gaillard | Souza Cescon Advogados

Antonio Gesteira | KPMG

 

AULA 06 | 16.10.2017

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS INVESTIGATIVAS PARA FINS FORENSES

Professores:

Tatiana Lins | TozziniFreire Advogados

João Bonvicino | Barbosa Musnich e Aragão Advogados

 

AULA 07| 23.10.2017

MESA REDONDA

Debatedores:

Maria Cecília Andrade | Odebrecht

Otavio Yazbek | Fundação Getúlio Vargas

Arthur Badin | Camargo Correa

 

Período: 01 vez por semana, em setembro e outubro de 2017 (11, 18, 25/09 | 02, 09, 16, 23.10.2017)
Dia/ Horário: segunda-feira, das 9h00 às 12h00
Local: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50 - 19.º andar
Investimento: Associados IBRAC: R$ 1.470,00; não associados: R$ 2.940,00.
Descontos na taxa de inscrição: 10% no segundo participante e 20% no terceiro participante adicional da mesma organização.

NOME Curriculum
Antonio Gesteira


Sócio de Forensic Technology KPMG no Brasil

Líder da prática de Forensic Technology no Brasil e responsável pelo Centro de Tecnologia Forensic da KPMG no Brasil. Desenvolveu projetos relacionados à prevenção de crimes de alta tecnologia, cibernéticos e fraudes computacionais. Possui experiência de mais de 15 anos na prestação de serviços de tecnologia forense em investigações no Brasil e no exterior, suporte à auditoria interna, projetos de prevenção a fraudes, revisões e investigações de compliance, due diligence e processos de fusões e aquisições para empresas de diversos segmentos. Responsável por projetos de implantação de resposta a incidentes e gestão de crises, revisão de controles e ações preventivas contra possíveis fraudes.

Arthur Badin

Mestre em Direito Econômico pela USP. Especialista em Direito da Concorrência e Regulação pela FGV/SP e em Direito Empresarial pela PUC/SP. Graduado pela USP. Advogado. Diretor Jurídico Corporativo do Grupo Camargo Corrêa. Ex-Presidente e ex-Procurador Geral do CADE. Ex-Chefe de Gabinete da Secretaria de Direito Econômico, Ex-Secretário Executivo do IRB-Brasil, Ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Seguros Privados, Ex-Presidente do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Professor convidado, atuando como responsável pelas disciplinas de Direito Econômico Regulatório e Direito da Concorrência - Aspectos Processuais no LLM em Direito do FGV Law Program.

Bruno Maeda

INTRODUÇÃO

Com mais de uma década de experiência em Compliance e Investigação, Bruno Maeda é reconhecido como advogado de destaque na área no Brasil e na América Latina.

Sua experiência em Anticorrupção e Compliance abrange assuntos como assessoramento a empresas brasileiras e multinacionais em todos os estágios de implementação de programas de compliance, condução de investigações internas e representação perante autoridades. Bruno atuou em diversas investigações internas de alta complexidade, tanto no Brasil como no exterior, para clientes de diferentes setores de negócio, incluindo grandes investigações internas em que houve reporte para as autoridades dos Estados Unidos. Dentre os assuntos significativos em que atuou, Bruno integrou a equipe que liderou a investigação independente conduzida pela Petrobras. Sua experiência também inclui a coordenação de projetos multijurisdicionais abrangendo diversos países na América Latina.

 

Com o sócio Carlos Ayres, Bruno fundou a Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP). Atuando como coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP, Bruno e Carlos tiveram um papel ativo na promoção da discussão, tanto no Brasil como no exterior, do Projeto de Lei 6.826/2010, aprovado pelo Congresso Nacional em 2013, resultando na Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2013, também conhecida como Lei da Empresa Limpa). Ainda em 2011, no princípio do processo legislativo, Bruno foi convidado para participar da Primeira Audiência Pública da Comissão Especial encarregada de analisar o Projeto de Lei. O relator do projeto reconheceu publicamente sua atuação no processo legislativo, destacando que a participação do IBRADEMP “contribuiu com análise e sugestões tão válidas que foram incorporadas ao projeto de lei”. 

Bruno é autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o livro “Temas de Anticorrupção e Compliance”, publicado em 2013 no Brasil, e do capítulo sobre o Brasil no livro “Corporate Internal Investigations: Overview of 13 Jurisdictions”. Ele é palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais e professor do curso de pós-graduação em Compliance da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. 

Bruno foi reconhecido como advogado líder por diferentes publicações especializadas, incluindo Chambers (leading lawyer em Compliance no Brasil em 2016 e 2017 e leading lawyer em Fraude e Investigações Corporativas em 2016 e 2017), Latin Lawyer (Latin American Corporate Counsel Association: Approved in Anti-Corruption and Compliance) e Global Investigation Review. 

Antes de fundar Maeda, Ayres & Sarubbi, Bruno foi sócio no escritório de São Paulo de Trench Rossi e Watanabe – em cooperação com Baker & McKenzie, onde atuou como coordenador do grupo de Compliance e Investigações na América Latina. Bruno também atuou no escritório de Londres de Baker & McKenzie, entre 2005 e 2006.

EDUCAÇÃO

London School of Economics and Political Science, LL.M

Universidade de São Paulo, Mestrado em Direito

Universidade de São Paulo, Graduação em Direito

Londres, Reino Unido

 São Paulo, Brasil

São Paulo, Brasil

TRABALHOS RELEVANTES

• Bruno integrou a equipe que liderou a investigação independente conduzida pela Petrobras para examinar a natureza, a extensão e o impacto dos atos investigados no contexto da Operação Lava Jato. 

• Coordenou investigação interna relacionada à potencial violação das Leis Anticorrupção e de Licitações para uma multinacional da indústria de equipamentos médicos. O trabalho também incluiu o assessoramento com medidas de remediação e mitigação, incluindo rescisão de contratos com terceiros potencialmente implicados, substituição da administração local, revisão de políticas de compliance e treinamentos. 

• Assessoramento para uma grande empresa farmacêutica em investigação interna relacionada a possíveis violações da legislação anticorrupção. 

• Coordenação de investigação em sete países da América Latina envolvendo mais de 60 alegações de possíveis irregularidades para uma multinacional europeia. A investigação incluiu análise de documentos e entrevistas com funcionários da empresa em diversos países. O trabalho também incluiu assessoramento com medidas de remediação. 

• Bruno coordenou a implementação de programas de compliance para clientes de diferentes setores, incluindo construção civil e tecnologia.

Fabiola Emilin Rodrigues

Fabíola Rodrigues lidera o departamento criminal empresarial e possui mais de 17 anos de experiência. Possui Doutorado em Direito Criminal Empresarial e Mestrado em Direito Criminal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fabíola possui ainda Especialização em Crime Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também participou de um curso sobre Lavagem de Dinheiro, a convite do Governo dos Estados Unidos, e de um projeto com o professor Jérôme Fromageau, da Universidade Paris-Sud, sobre sanções legais da Lei de Sanções Administrativas na Esfera Ambiental.

Fabíola apresentou seminários sobre a responsabilidade civil de gerentes perante os conselhos de administração de grupos nacionais e multinacionais, e proferiu palestras sobre vários temas, entre os quais, responsabilidade civil e criminal relativa a assuntos trabalhistas, lei de combate à corrupção e compliance.

Entre suas atividades profissionais, Fabíola é Vice Presidente da Comissão de Anticorrupção e Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Pinheiros (OAB/SP); Membro do Comitê de Anticorrupção da American Bar Association (ABA); e Membro do Comitê de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Reconhecimentos

?Os mais prestigiosos diretórios jurídicos, incluindo a Chambers Latin America e Análise Advocacia 500, recomendaram Fabíola Rodrigues por sua atuação profissional.

Next

Formação

2013: Doutora em Direito Processual Criminal, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.
2005: Mestre em Direito Criminal, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.
2002: Especialista em Crime Empresarial, Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil.
1996: Graduada em Direito Criminal, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.
Publicações

09/06/2017

Banco Central determina obrigatoriedade de instalação de canal de denúncia, investigação e aplicação de procedimentos e regras de compliance

31/05/2016

Incertezas que postergam a adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária

Idiomas

Português;Inglês;Espanhol;Francês

Áreas de Atuação

Compliance

Penal Empresarial

João Rodrigues da Costa Bonvicino

João Bonvicino é advogado da área de Ética Corporativa e Compliance e atua com questões jurídicas do ramo do Direito Empresarial, com foco na área regulatória, legislação anticorrupção, investigações antitruste, improbidade administrativa, relacionamento com governos, licitações públicas, crimes financeiros e econômicos e assuntos relativos ao Direito Público, Direito Penal e Direito Digital.

Em sua trajetória profissional, atuou como Secretário Executivo do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas do Governo do Estado de São Paulo e foi Diretor Técnico do Departamento de Inteligência e Combate à Corrupção da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo. Atuou ainda, por quase 4 anos, em uma das mais renomadas empresas multinacionais de auditoria e consultoria, nas áreas de investigação forense, tecnologia forense e suporte a litígios.

Possui experiência reconhecida na área corporativa, especialmente na condução de Due Diligence Anticorrupção, Investigações Corporativas e assessoria jurídica em casos que envolvam Direito Digital, Tecnologia Forense, eDiscovery e Cyber Security.

Educação

MBA em Direito Eletrônico, pela Escola Paulista de Direito – EPD (Cursando). 

Certificado em Fundamentos em Gestão de Projetos – GP16, pelo Project Management Institute – PMI (2015)

Certificado em Técnicas Avançadas de Entrevistas e Detecção de Mentiras, pelo The Behavioral Assessment Resource Group, LLC (2015).  

?É Alumni do programa International Visitor Leadership Program – IVLP, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, em visita técnica para estudos sobre Administração da Justiça Criminal (2011).

?Pós-graduado em Técnicas de Combate ao Crime Organizado, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (Extensão-2011). 

Pós-graduado em Inteligência Competitiva, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (Extensão - 2009). 

Especialista em Assistência e Proteção a Vítimas de Crimes e a Colaboradores da Justiça, pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2009). 

Bacharel em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2006).

Idiomas
Português; Inglês; Espanhol

Juliana Sá de Miranda

EXPERIENCE 

Juliana is the head of White-Collar Crimes, Compliance & Investigation and Cybersecurity practices at Campos Mello Advogados.

She represents a variety of national and international clients in complex matters involving white-collar crime, compliance and internal investigations in cases of corruption, fraud, antitrust and regulatory violations, financial, tax, environmental crimes and any other violation in connection with corporate activity. 

Juliana has an extensive experience in litigation and in defending the interests of companies and their representatives in government investigations and criminal lawsuits. She also regularly conducts internal investigations for corporate clients based on allegations of compliance violations and advises clients on the implementation and enhancement of compliance programs, policies and trainings sessions.

RECOGNITION

  • Ranked lawyer in Dispute Resolution: White-Collar Crime
    Chambers Latin America: 2016, 2017;

  • Ranked lawyer in Compliance ;

  • Chambers Latin America: 2016, 2017;

  • Leading Lawyer in Investigation Who’s who Legal / Global Investigation Review: 2015, 2016;

  • Leading Lawyer em Business Crime Defence Who’s who Legal: 2013, 2014, 2015;

  • The most admired Lawyers – Criminal Law Análise Advocacia 500: 2015;

  • GIR 40 under 40 – The world’s leading young investigation lawyers under the age of 40  Global Investigation Review: 2014;

  • Leading Lawyer in Investigation Who’s who Legal: 2014.

PUBLICATIONS

  • Co-author of the publication “Anti-Corruption Compliance in Brazil” , published in Law Business Research Ltd., 2016;
     
  • Co-author of the publication “The Asset Tracing and recovery Review – Brazil Chapter”, published in Law Business Research Ltd., 2013;
Maria Cecília Andrade 


Chief Compliance Officer
Odebrecht TransPort

Maria Cecília Andrade is Chief Compliance Officer at Odebrecht TransPort in São Paulo, Brazil where she assists the company and its invested companies with implementing compliance programs. She is recognized as a leading practitioner by Global Competition Review, Who’s Who Legal, Chambers and Partners, Latin Lawyer, among other publications. Before joining Odebrecht TransPort, she worked for 15 years in law firms in Brazil with her practice focused on antitrust law (merger review and cartels investigations), international commercial law and compliance (antitrust and anticorruption Brazilian legislations) advising Brazilian and multinational companies.
 

Maria Eugênia Novis

Especialista em atos de concentração, processos administrativos por infrações à ordem econômica, acordos com o Cade e programas de compliance antitruste. Seu trabalho envolve análise de risco antitruste e elaboração de cláusulas específicas em contratos de M&A, definição de estratégia e condução de atos de concentração complexos perante o Cade. Atua ainda na defesa em casos de cartéis nacionais e internacionais, assessoria a clientes em investigações internas de práticas anticompetitivas e condução de negociações para celebração de acordo de leniência ou termo de compromisso de cessação. Tem experiência nos setores automotivo, de embalagens, farmacêutico, equipamentos médicos, química e petroquímica, energia, papel e celulose, comunicação e tecnologia, entre outros.

Associações

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC (conselheira, de 2011 a 2015, e diretora de Compliance, 2016) International Bar Association (IBA)

Reconhecimentos recentes

Ranqueada pela Chambers Latin America 2017 na área de Direito da Concorrência.


Recomendada pela The Legal 500, edição 2017, em Concorrência e antitruste.


Reconhecida pelo Latin Lawyer 250 (2016).


Recomendada pelo Who’s Who Legal Brazil (2015).

Formação acadêmica

Faculdade de Direito, Universidade de Leiden, Holanda (LL.M. International Business Law, 2003). Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Brasil (Bacharelado em Direito, 1997).

Outras qualificações

Participou de estágio em comércio internacional na missão diplomática do Brasil perante a Organização Mundial do Comércio (2004)

Área de atuação
Compliance e integridade / Concorrencial e antitruste / Contratos e negociações complexas / Automotivo / Química e petroquímica / Life sciences / Varejo e consumo / Papel e celulose / Tecnologia / Educação / Petróleo e gás / Energia / Mídia, Esportes e Entretenimento

Otávio Yazbek

Doutor em Direito Econômico e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Diretor de Regulação BM&F (2006 a 2008), diretor de Autorregulação da BM&FBOVESPA (2008), diretor da Comissão de Valores Mobiliários (2009 a 2013) e membro do Standing Committee on Supervisory and Regulatory Cooperation, do Financial Stability Board (2009 a 2013). Advogado em São Paulo.

Rafael Mendes Gomes

Formado em 1997 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1998) e em Negócios na Era Digital pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – FGV/SP (2001). Concluiu o Programa Avançado de Gestão da Escola de Administração do IESE, da Universidade de Navarra (2009). Profissional Certificado de Compliance e Ética (CCEP) pela Sociedade de Conformidade e Ética Corporativa (Society of Corporate Compliance and Ethics) desde 2009. Foi advogado no escritório de advocacia empresarial Tozzini, Freire Advogados (1996 a 1999) e Diretor Jurídico da Sun Microsystems, responsável pelas operações da empresa no Brasil, Argentina, Chile, Região do Rio de la Plata, Andes e por Canais de Distribuição e Alianças para toda América Latina (1999 a 2005). Assistant General Counsel da Sun Microsystems, Inc. em Santa Clara, na Califórnia, membro da equipe jurídica global de Canais de Distribuição, Direito da Concorrência e Alianças, diretamente responsável pelo Programa Global de Parcerias “Sun Partner Advantage Program” (2005 – 2007). Vice-Presidente Jurídico, General Counsel e Chief Ethics and Compliance Officer do Wal –mart Brasil Ltda. (2007-2011). Atua preponderantemente nas áreas de Direito Societário, Contratos, Direito do Consumidor, Comércio Internacional, Compliance e Anti-corrupção/FCPA, com maior foco nas áreas de tecnologia, varejo e comércio eletrônico.

Raphael Soré

Especialista em temas de governança corporativa, investigação e legislação de promoção da integridade, com profundo conhecimento da Lei Brasileira Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e suas regulamentações. É certificado pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) e fornece suporte a investigações corporativas e gerenciamento de crises, assessoria na elaboração e implementação de programas de integridade, de acordo com as legislações vigentes no Brasil e no exterior. Atua ainda no mapeamento de riscos corporativos, em treinamentos corporativos customizados, na elaboração de pareceres e opiniões legais sobre temas relacionados ao combate à corrupção e à integridade corporativa e na condução de due diligences anticorrupção e suborno. Em sua atuação no setor público, adquiriu grande experiência na análise de casos complexos envolvendo investigação e prevenção de fraudes e a estruturação e implementação de políticas de governança. Foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Controle Interno, onde participou da preparação e regulamentação da Lei 12.846/2013 na União e em todos estados do Brasil. Atuou ainda na Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo e presidiu o Comitê Estadual de Transparência.

Associações

Ordem dos Advogados do Brasil
Association of Certified Fraud Examiners (ACFE - EUA)

 

Formação acadêmica

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo -USP, Brasil (Mestrando em Legislação Anticorrupção Brasileira, 2016) Escola Paulista da Magistratura, Brasil (Pós-graduação em Direito Público, 2014) Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (Pós-graduação em Direito Comunitário Europeu, 2010) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, Brasil (Bacharelado em Direito, 2010)

Outras qualificações

Professor do curso “Compliance e Lei Anticorrupção” da FocoFiscal. Professor convidado sobre o tema “Legislação Anticorrupção” na pós-graduação de Direito Penal Econômico da Faculdade de Direito da FGV-SP. Palestrante e professor de compliance e legislação de promoção da integridade em empresas, órgãos públicos, organizações internacionais e instituições de ensino.

Área de atuação
Compliance e integridade

Ricardo Lara Gaillard

Ricardo Lara Gaillard is a partner in the areas of Antitrust and Compliance and Anticorruption at Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados. He has frequently been recognized as one of the main lawyers in Brazil by Chambers and Partners.

He represents foreign and domestic companies, investment funds and individual clients in concentration acts, investigations on breaches of the Brazilian competition law, including cartel conduct and in execution of leniency agreements with the Board of Directors of the Economic Defense.

He holds a degree in Law from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) and he is a Specialist in Corporate Law by Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). He was an international associate at a major Washington law firm between the years of 2011 and 2012. Since 2014 he is certified by the Society of Corporate Compliance & Ethics (SCCE) as a Certified Compliance & Ethics Professional (CCEP).

Rodrigo de Grandis

Procurador da República em São Paulo. Mestre e Doutorando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Tatiana Lins Cruz

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Tatiana Lins Cruz tem mais de 10 anos de experiência em direito antitruste, tendo atuado em processos administrativos e judiciais envolvendo práticas anticompetitivas, notificações de operações que devem ser submetidas à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e elaboração e implementação de programas de compliance antitruste. Participou do programa de capacitação de jovens advogados para atuar na Missão do Brasil em Genebra perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2003.

RECONHECIMENTO:

Recomendada nos relevantes guias jurídicos internacionais Chambers Latin America, The Legal 500 e Latin Lawyer 250.

IDIOMAS:

Inglês
FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Mestranda em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP).
Graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2000.
ATIVIDADES ADICIONAIS:

PUBLICAÇÕES:

Coautora do artigo ?A florescência da cooperação internacional em matéria antitruste no Brasil: enfoque à cooperação no combate aos cartéis transnacionais.?, Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio International (IBRAC), volume 20 (julho-dezembro de 2011).
Coautora de capítulos do livro O Brasil e os Grandes Temas do Comércio Internacional, (São Paulo: Lex Editora; Aduaneiras, 2005).
Autora do artigo ?Defesa da Concorrência: Aspectos Fundamentais e Discussões Atuais?, I Concurso Nacional de Monografias sobre Defesa da Concorrência, Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio International (IBRAC), volume 8, número  2 (2001).

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Direito da Concorrência

Thiago Jabor Pinheiro

Sócio da prática de Compliance e Ética Corporativa do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Master of Laws (LL.M.) pela Harvard Law School (EUA). Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília.

 

 

NOME EMPRESA
ANA CAROLINA FOLGOSI BITTAR MATTOS FILHO, VEIGA FILHO ADVOGADOS
ARTUR MANGABEIRA SOARES AZEVEDO SETTE ADVOGADOS ASSOCIADOS
BEATRIZ ALENCAR DALESSIO PINHEIRO NETO ADVOGADOS
BRUNO DE LUCA DRAGO DEMAREST ADVOGADOS
BRUNO HERWIG ROCHA AUGUSTIN FIALHO SALLES ADVOGADOS
CAROLINA MILANI MARCHIORI PEREIRA NETO, MACEDO ADVOGADOS
FABIANNA MORSELLI DEMAREST ADVOGADOS
FERNANDO PASTORE JONES DAY
GABRIELA ASSIS ABDALLA PINHEIRO NETO ADVOGADOS
GABRIELA CASTELO BRANCO MOREIRA RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES S.A.
GABRIELA EGREJA PAPA LINO, BERALDI, BELLUZZO E CAMINATI ADVOGADOS
GABRIELA VIANA MACHADO, MEYER, SENDACZ E OPICE ADVOGADOS
HELOISA FIGUEIREDO FERRAZ DE ANDRADE VIANNA PINHEIRO NETO ADVOGADOS
IARA VASCONCELLOS MUNDIE E ADVOGADOS
ISABELA BAGUEIRA LEAL COELHO DO VAL SOUZA, CESCON, BARRIEU & FLESCH ADVOGADOS
ISADORA POSTAL TELLI BARBOSA, MÜSSNICH & ARAGÃO ADVOGADOS
JAQUELINY GUIMARÃES TAUIL & CHEQUER ADVOGADOS
JESSICA OLIVIERI LINO, BERALDI, BELLUZZO E CAMINATI ADVOGADOS
JULIO MARTINS DE GOUVEA DEMAREST ADVOGADOS
LEA JENNER DE FARIA TOZZINIFREIRE ADVOGADOS
LUDMILA SOMENSI GRINBERG E CORDOVIL ADVOGADOS
MARCELO MONTERO SANDOVAL ULTRAPAR
MARIA GABRIELA CASTANHEIRA BACHA ADVOCACIA JOSÉ DEL CHIARO
MARINA BLEEKE TOZZINIFREIRE ADVOGADOS
MAURÍCIO DA SILVA RIBEIRO VELLA, PUGLIESE, BUOSI & GUIDONI ADVOGADOS
NATALIA GENINA LUGERO DE ALMEIDA PINHEIRO NETO ADVOGADOS
NATHALIA DUCCINI KROLL ASSOCIATES BRASIL LTDA.
NATHALIE TEYSSONNEYRE ADVOGADA
PATRICIA SCHARLAU ONTEX BRASIL
PATRÍCIA SERSON DELUCA CASCIONE, PULINO, BOULOS & SANTOS ADVOGADOS
PRISCILA SILVA FREITAS SOUZA, CESCON, BARRIEU & FLESCH ADVOGADOS
PRISCILA VIOLA FOUREAUX PEREIRA NETO, MACEDO ADVOGADOS
RAQUEL LUSO LEVI BIANCHINI KROLL ASSOCIATES BRASIL LTDA.
RICARDO CAMAROTTA TIMONER E NOVAES ADVOGADOS
ROBERTA BÁRBARA CARNEIRO FOPPEL EL HIRECHE GAMIL FOPPEL ADVOGADOS ASSOCIADOS
RODRIGO ORLANDINI WONGTSCHOWSKI & ZANOTTA ADVOGADOS
RODRIGO SANTOS VEIRANO ADVOGADOS ASSOCIADOS - SP
SUZANA FAGUNDES RIBEIRO DE OLIVEIRA ARCELORMITTAL BRASIL
VINICIUS RIBEIRO MUNDIE E ADVOGADOS