Chamada de Artigos IBRAC | Revista de Direito do Comércio Internacional

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São Paulo, 21 de setembro de 2023.

Prezado(a),

Gostaríamos de convidá-lo para contribuir com um artigo para a 6ª edição da Revista de Direito do Comércio Internacional (RDCI), que passa a ser publicada pelo IBRAC – Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, em parceria com a Editora Singular.

A RDCI surgiu em 2019 para possibilitar a criação de um espaço específico para discussão e reflexão sobre os temas do comércio internacional e áreas correlatas. Desde então, já foram lançadas 5 edições da RDCI[1], todas acompanhadas de debates qualificados dos artigos em encontros promovidos em parceria com o IBRAC e com a FGV DIREITO SP.

Dando sequência à trajetória de sucesso da RDCI, é com satisfação que anunciamos a chamada de artigos para esta 6ª edição, que terá como tema geral “Alterações na ordem internacional e perspectivas para as políticas industrial e comercial”.

Propõe-se analisar as mudanças em curso no mundo, em especial a transição energética, a reorganização das cadeias de valor, a retomada de políticas industriais mais ativas, as dificuldades de alcançar consensos internacionais, e lança-se o desafio de refletir sobre como o Brasil pode ou deve responder a esses desafios. Segue lista meramente ilustrativa de subtemas que podem ser abordados:

  1. Comércio e meio ambiente: medidas para lidar com as mudanças climáticas e possibilitar a transição energética e seus efeitos sobre o comércio;
  1. Reorganização das cadeias globais ou regionais de valor: está mesmo ocorrendo? em que termos e com quais resultados?
  1. Políticas industriais: o novo normal em termos de política econômica? quais os méritos, desvantagens, limites e efeitos?
  1. As propostas e medidas do novo governo brasileiro em termos de políticas industrial e comercial.

Os autores poderão apresentar contribuições em Português, Inglês e Espanhol, de duas formas: (1) com análises ou comentários breves, de 5 a 10 páginas, sobre assuntos que tenham relação com o tema geral; ou (2) com análises mais detalhadas, de 10 a 20 páginas, sobre algum tópico específico relacionado ao tema geral. Em ambos os casos, devem ser atendidas as seguintes especificações:

  • Primeira página: Título (centralizado e em negrito), nome do(s) autor(res) (alinhado à direita) e mini currículo (em nota de rodapé); Resumo/Abstract (em português e inglês, pelo menos); palavras-chave (em português e inglês, pelo menos).
  • Texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linhas, margem normal (sup.: 2,5 cm; inf.: 2,5 cm; esq.: 3,0 cm; dir.: 3,0 cm).
  • Capítulos: em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Cada capítulo deve ser indicado com número arábico seguido de ponto (ex. 1. Introdução). Subcapítulos devem ser indicados em nível (ex. 1.1. Subcapítulo nível 11.1.1Subcapítulo nível 2).
  • Notas de rodapé e citações longas (mais de três linhas): Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples (1,0). As referências das citações devem ser feitas com os dados completos das obras e decisões citadas no rodapé.
  • Bibliografia: as últimas páginas do artigo devem conter um listado das referências bibliográficas utilizadas ao longo do artigo, seguindo o formato da ABNT.

Pedimos que confirme seu interesse em participar e o tema sobre o qual pretende escrever até o dia 27 de setembro de 2023.

A entrega dos artigos deve ser feita até 30 de outubro de 2023, para os seguintes endereços eletrônicos:  ibrac@ibrac.org.brrabih.nasser@nasser.adv.brmarina.takitani@nasser.adv.brleonardo.baroni@nasser.adv.br; .

O recebimento do artigo nos e-mails indicados será considerado autorização expressa do autor para a sua publicação, dispensando qualquer tipo de remuneração ou contraprestação econômica pela divulgação do referido trabalho.

Cordialmente,

Coordenadores: Rabih Nasser e Marina Takitani

Comitê de Comércio Internacional do IBRAC

IBRAC 30 ANOS – Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência,


[1] 1ª Edição (Guerra comercial e a conjuntura atual do comércio internacional); 2ª Edição (A política comercial brasileira);  3ª Edição (A crise do multilateralismo: desafios e alternativas); 4ª  Edição (Novos horizontes do comércio internacional: reconstrução do multilateralismo?) e 5ª Edição (Os termos da inserção do Brasil na economia internacional)