Valorizamos sua privacidade
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Usado para persistir a configuração wp-admin de um usuário. |
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Bem, cookies para exibir.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Bem, cookies para exibir.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Bem, cookies para exibir.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
Bem, cookies para exibir.
Para realizar sua inscrição faça login clicando no botão abaixo.
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DO NOVO GUIA DE ANÁLISE DE ATOS DE CONCENTRAÇÃO HORIZONTAL
|
|
Coordenadores: Sílvia Fagá (LCA) e Fabiana Tito (Tendências)
Realização: IBRAC
AULA 6 | 12.06.2017
GUIA H – CASOS PRÁTICOS
Professor: Marcelo Oliveira | Coordenador Geral do Cade
….
AULA 1 | 08.05.2017
ESTRUTURA DE MERCADO: CONCORRÊNCIA, MONOPÓLIO E OLIGOPÓLIO
Excedentes do consumidor e do produtor, bem estar social, peso-morto
Professor: Arthur Barrionuevo | FGV-SP
Bibliografia: PINDYCK, Robert S. & RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. Prentice Hall, 8th edition. Capítulos 9 e 12.
AULA 2 | 16.05.2017
DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Princípios, regra da razão, conceitos e medidas de eficiência econômica, casos práticos
Professor: Paulo Furquim | Insper
FARREL, J., & KATZ, M. L. The economics of welfare standards in antitrust. Competition Policy International, 3, pp. 5–9 (2006).
AZEVEDO, PF. Análise Econômica da Defesa da Concorrência. In: TIMM, Luciano Benetti (Org.). Direito e Economia no Brasil. São Paulo: Atlas, 2012.
AULA 3 | 22.05.2017
GUIA H – MERCADO RELEVANTE E CONCENTRAÇÃO DE MERCADO
Conceitos, perda crítica, cálculo de Market share e HHI
Professor: Guilherme Resende|Economista Chefe do CADE
Bibliografia: Guia de Análise de Atos de Concentração Horizontal (2016)
AULA 4 | 29.05.2017
GUIA H – CONDIÇÕES DE CONCORRÊNCIA
Rivalidade, condições de entrada, teste UPP
Professor: Eduardo Pontual | UFRJ
Bibliografia: Guia de Análise de Atos de Concentração Horizontal (2016)
AULA 5 | 05.06.2017
GUIA H – EFICIÊNCIAS E INOVAÇÃO
Guia de Análise de Atos de Concentração Horizontal (2016)
Professor: João Pondé | UFRJ
Bibliografia: SCHERER, F. M. & ROSS, D. Industrial, Market Structure and Economic Performance. Boston: Houghton Mifflin, 1989, 3 ed.
R. SCHMALENSEE. “Antitrust Issues in Schumpeterian Industries”. In The American Economic Review, Vol. 90, No. 2, May, 2000, pp 192-196.
Período: 01 vez por semana, entre maio e junho de 2017. ( 08, 16, 22, 29/05 | 05, 12/06)
Dia/ Horário: segunda-feira, das 9h00 às 12h00
Local: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50 – 19.º andar
Investimento: Associados IBRAC: R$ 1.050,00; não associados: R$ 2.100,00.
Descontos na taxa de inscrição: 10% no segundo participante e 20% no terceiro participante adicional da mesma organização.
IBRAC – Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
Tel/Fax: 55 11 3872 2609 3673 6748
www.ibrac.org.br
NOME | INSTITUIÇÃO |
---|
Total de participantes: 0